Deputado quer dar medalha Ruy Araújo para empresário suspeito de degradação ambiental em Autazes

Após solicitar informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sobre desmatamento, queimadas e incêndios florestais no Amazonas, o deputado estadual João Luiz (Republicanos), vai homenagear um dos suspeitos de ser envolvido em desmatamento ilegal em Autazes, no interior do Estado.

João Luiz quer conceder a maior comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a Medalha Ruy Araújo, ao presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Júnior.

Muni Lourenço Júnior, foi multado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em R$ 112 mil em 2016, por degradação ambiental e desmatamento de área florestal em Autazes.

O caso da multa a Muni Lourenço veio à tona em 2023, durante investigações do “Caso Capivara Filó”, onde o nome do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas apareceu em uma dívida com o Ipaam.

Segundo Muni Lourenço e o deputado João Luiz, a dívida da multa foi questionada pelo fazendeiro, que assinou em 2019, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que lhe obrigava a recuperar 8,5 hectares de floresta degradada por ele.

O cumprimento do acordo ainda segue sendo questionado pelos órgãos ambientais.

*Com informações de Amazonas1