O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Manaus Roberto Cidade (UB), divulgou nesta terça-feira (21) em suas redes sociais, um vídeo em que mostra que sua conta no Instagram, foi invadida por robôs criados por inteligência artificial com o intuito de criar contas falsas para diminuir o alcance em sua conta pessoal.

“No último final de semana, meu perfil no Instagram foi atacado por robôs que o infestaram com falsos seguidores, com o objetivo de espalhar fake news e diminuir o alcance da minha rede social. Agora, vejam a coincidência. Há duas semanas, um site de notícias de Manaus revelou um documento do partido Avante, com um plano para gastar R$ 1 milhão com a compra de robôs e inteligência artificial e me atacar nas redes sociais”, disse o pré-candidato em vídeo publicado no Instagram.

O parlamentar ainda questiona, de onde veio a ordem para que seu perfil nas redes sociais seja atacado com essa ferocidade. “De onde vem esse dinheiro? Quem deu a ordem para esse crime? Por que estão jogando tão sujo, assim, antes mesmo da campanha começar?”, questiona Roberto Cidade.

Coincidentemente, uma planilha de custos atribuída ao Partido Avante, destinava o valor de R$ 1 milhão para o Diretório Municipal, que previa o pagamento de sistema eletrônico para atacar adversários, entre eles, os ligados ao governador do Amazonas, Wilson Lima (UB).