De coronel a milionário: conheça a vida de luxo de Menezes

Com bens que vão desde apartamento no valor de R$ 772 mil a casa no valor de R$ 500 mil, coronel Alfredo Menezes declarou à Justiça Eleitoral, em 2020, possuir um patrimônio milionário de R$ 3,2 milhões. Hoje, coronel reformado do Exercito Brasileiro, Menezes passou mais de 30 anos usufruindo dos privilégios da carreira militar, privilégios estes que, aposentado ele continua recebendo, e estão entre os maiores responsáveis pelo rombo gigantesco na Previdência.

Nas eleições para prefeito de Manaus em 2020, coronel Menezes foi considerado o 4º candidato mais rico a disputar o cargo. Derrotado, ele ficou em 5º lugar, com 11,32% dos votos. Entre os bens declarados por Menezes estão- um apartamento de alto padrão no valor de R$ 772,4 mil no Condomínio Everest, uma casa avaliada em R$ 500 mil no Condomínio Príncipe de Gales, uma casa de R$ 420 mil no Ilhas Gregas, dois apartamentos no Residencial Vitalli, no valor de R$ 300 mil cada, e mais dois apartamentos nos valores de R$ 160 mil e R$ 100 mil.

Fora os imóveis de alto padrão espalhados por Manaus, Menezes declarou possuir ainda R$ 36,9 mil na caderneta de poupança, R$ 282,9 mil em conta no exterior, cerca de R$ 62,3 mil em aplicações, R$ 180 mil em quotas, R$ 100 mil de dinheiro em espécie, além de créditos em poupança.

Além da carreira nas Forças Armadas, coronel Menezes possui longa carreira nos setores público e privado, tendo prestado serviço dentro e fora do Brasil. O cargo mais recente foi o de superintende da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde ele passou apenas 16 meses, tendo sido admitido em fevereiro de 2019 e exonerado em maio de 2020.

Durante sua gestão na Suframa, Menezes foi acusado pelo deputado Marcelo Ramos (PL) de indícios de corrupção e direcionamento de negócios por conta de um contrato milionário no valor de R$ 3,6 milhões, firmado entre a entidade e a Construtora Brilhante, que teria como proprietário um amigo de Menezes.

Marcelo Ramos alegou, na época, que coronel Menezes realizou uma verdadeira manobra para contratar a empresa do amigo. Além dessa acusação, Menezes causou indignação por ter conseguido gastar mais de R$ 200 mil apenas com viagens e diárias de hotéis durante o curto período em que esteve à frente da entidade.

Esbanjando uma vida de luxo, coronel Menezes tenta a todo custo se promover na carreira política. Apesar de derrotado na última empreitada, Menezes mira, agora, uma vaga no Senado Federal. Com relação à origem da fortuna do coronel mega milionário? É algo um tanto questionável e, de longe, um patrimônio muito bem protegido e suspeito também.