
A polícia civil do Amazonas indiciou o empresário Cyro Batará da Anunciação, dono da rede de comunicação Diário do Amazonas, por apropriação indébita dos bens e rendimentos da própria mãe, uma idosa de nome Waldelina Tavares Anunciação, que tem Alzheimer.
Francisco Cirilo Anunciação Neto, irmão mais velho de Cyro, foi quem realizou a denúncia contra o dono do Diário do Amazonas, por disputar a herança deixada pelo pai e empresário, Cassiano Cirilo Anunciação, mais conhecido como “Batará”, falecido em 2023.
Segundo a polícia, Cyro aproveitando o estado de saúde da mãe, realizou a transferência de 50% da empresa que estava sobre responsabilidade de Waldelina, como forma de doação para ele mesmo.
“Após análise minuciosa aos autos, baseada no bojo probatório, nos demonstrativos financeiros, nos laudos, pareceres e atestados médicos sobre deterioração cognitiva e da memória causadas pela Doença de Alzheimer, nas oitivas das testemunhas, principalmente na oitiva do médico da vítima, por entender que a Sra. Waldelina está com sua consciência, memória, vontade comprometidas, e ainda pela existência de indícios de materialidade e autoria, concluo o presente procedimento com indiciamento”, escreveu a delegada Andréa Nascimento Pereira, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra Idosos (DECCI).
Agora o caso segue para a justiça, que deve tomar sua decisão sobre os bens do falecido Batará, e um possível novo inventariante para realizar a partilha desses bens.


