
O possível retorno da rede social apelidada por muitos de “Orkut 2.0”, e promete oferecer um ambiente mais saudável
O Orkut poderá retornar em breve ao mundo digital, após seu grande sucesso nos anos 2000. O criador da plataforma, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten, revelou durante o Rio Innovation Week que está trabalhando em uma nova versão da rede social, com lançamento previsto para este ano.
A proposta da nova plataforma, apelidada por muitos de Orkut 2.0, é oferecer um ambiente mais saudável e autêntico, priorizando a privacidade dos usuários. Entre as novidades, estão tecnologias modernas como inteligência artificial e algoritmos avançados, que devem garantir uma experiência mais personalizada e livre de interesses comerciais.
Apesar da modernização, o novo Orkut pretende manter ferramentas que marcaram época, recuperando sua essência, onde terá as saudosas comunidades, os scraps, os depoimentos e o clima de amizade sincera, que faziam com que os usuários passassem horas conectados.
Ainda não há uma data oficial para a estreia da plataforma, mas a expectativa é de que ela chegue ao público ainda em 2025. Para os nostálgicos e entusiastas das redes sociais, a promessa é de um retorno às raízes — com um toque de inovação.

O Orkut foi criado em 2004 por Orkut Büyükkökten, então engenheiro da Google, e encerrou atividades em 30 de setembro de 2014. Nos anos áureos, a rede social teve o Brasil como principal motor de crescimento, superando os 30 milhões de usuários.
A rede social ficou conhecida principalmente pelas comunidades com nomes divertidos. Uma das mais famosas, por exemplo, era “Eu Odeio Acordar Cedo” com 6.106.958 membros e “Eu amo minha MÃE!”, com 4.571.629 integrantes.



