COVID-19: MPAM realiza teleconferências com autoridades da Saúde de Manacapuru para fiscalizar medidas contra o coronavírus


O Ministério Público do Amazonas (MPAM) segue acompanhando de perto as ações realizadas pelo poder público no enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) em todo o Amazonas. No dia 21/04, as três Promotorias de Justiça de Manacapuru realizaram uma reunião, por teleconferência, com as autoridades da área de Saúde do Município para tratar dos temas mais urgentes apontados pelos membros do MPAM. As teleconferências para acompanhamento das providências tomadas pela Prefeitura estão sendo realizadas semanalmente durante a pandemia.
Na reunião do dia 21/04 o MPAM pediu informações, entre outros temas, sobre o funcionamento atual do hospital de campanha, a quantidade de respiradores no município, a visita de uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde, o número e a ocupação de leitos de UTI, o abastecimento de medicamentos, o funcionamento do Hospital Regional. Leitos. Se correspondem ao projeto anexo do plano Estadual; 4) Equipamento não invasivo.
Participaram do encontro virtual, pelo MPAM, os Promotores de Justiça João Ribeiro Guimarães Netto, Sarah Clarissa Cruz Leão e Fabrício Santos Almeida, que respondem, respectivamente, pelas   1ª, 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Manacapuru. Pelo Município de Manacapuru participaram Rodrigo Fábio Balbi Saraiva, Secretário Municipal de Saúde, Sônia Maria de Almeida Santana, diretora do Hospital Regional de Manacapuru, Weberlane Lopes do Nascimento, diretora do Hospital de Campanha de Manacapuru e Glauciane Feitoza Marinho, Coordenadora da Vigilância em Saúde de Manacapuru).
O secretário de Saúde explicou que a maior dificuldade do Município são os recursos humanos e a ausência de estrutura para atendimento de alta complexidade.
No momento da reunião, os números atualizados de casos de covid-19 na cidade eram: 218 casos confirmados, 70 curados, 520 casos aguardando resultados do exame, 14 óbitos, sendo que há mais 2 aguardando confirmação para covid-19 e 8 internados, sendo que 7 pacientes estão no Hospital de Campanha de Manacapuru e um paciente no Hospital Delphina Aziz.
Texto: Alessandro Malveira