O prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de 30 dias após a data do vencimento. O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
De acordo com o órgão, o prazo havia sido dilatado para 12 meses nos dois últimos anos, em decorrência das restrições impostas pela pandemia Covid-19. Mas, desde segunda-feira (2), o prazo voltou a ser de 30 dias.
“Para que o condutor não seja pego de surpresa, informamos, desde já, sobre a volta do prazo de 30 dias. Importante alertar que o condutor flagrado com a sua carteira vencida há mais de 30 dias, será enquadrado com base no Art. 162.V do Código de Trânsito Brasileiro, que considera o atraso uma infração gravíssima”, ressaltou o coordenador de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) do Detran Amazonas, Gilberto Lira.
A multa para quem for pego dirigindo com CNH vencida é de R$ 293,47, mais sete pontos na Carteira.
Renovação
Conforme o Detran-AM, o processo de renovação da CNH é fácil. Basta ir ao site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br), acessar o botão “Pessoa Física”, depois clicar em “Renovação de CNH” e seguir os passos solicitados para a emissão do boleto com a taxa do serviço, o agendamento para captura de imagem e biometria, e o agendamento da clínica médica.
O órgão destacou que a clínica é escolhida aleatoriamente pelo sistema e, com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano passado, a partir desta renovação a CNH passa a ter validade de 10 anos para as pessoas com até 50 anos.