Claudia Sheinbaum é a primeira mulher eleita presidente do México

A candidata Claudia Sheinbaum venceu a eleição e será a nova presidente do México. A indicação é do Instituto Nacional Eleitoral (INE), poucas horas após o fechamento das urnas, neste domingo (2).

Sheinbaum recebeu, segundo a projeção oficial, cerca de 58% dos votos e será a primeira mulher a governar o México. Ela concorreu pelo partido Morena, o mesmo do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, seu padrinho político neste pleito.

Apuração

As urnas fecharam às 18h, no horário local. Os resultados preliminares, que começaram a ser divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral em tempo real duas horas depois, já apontavam a vitória de Claudia Sheinbaum.

A confirmação veio por volta da meia-noite da noite, em uma mensagem transmitida pelo INE em rede nacional, quando quase 29 por cento das urnas haviam sido apuradas.

De acordo com a contagem rápida, que apresenta uma estimativa dos resultados, a nova presidente venceu as eleições com cerca de 58%.

Apesar dos partidos de oposição terem solicitado aos veículos de comunicação que não divulgassem os resultados preliminares, Claudia Sheinbaum foi anunciada como a nova presidente da República.

Quem é Claudia Sheinbaum

Aos 61 anos, Claudia Sheinbaum tem uma posição de destaque na política nacional e uma relação próxima e de longa data com o atual presidente Andrés Manuel López Obrador. De ascendência judaica, ela é filha de cientistas: seu pai, Carlos Sheinbaum Yoselevitz, é químico, e sua mãe, Annie Pardo Cemo, é bióloga.

O interesse pela política é de família, já que ambos foram apoiadores da esquerda mexicana e tiveram grande ativismo político nos anos 1960, incluindo a participação ativa no movimento estudantil mexicano de 1968.

*Com informações de Carta Capital