
100 dias de polêmicas e crises políticas de David Almeida na Prefeitura de Manaus
A gestão do segundo mandato do prefeito David Almeida (Avante), à frente da Prefeitura de Manaus, está completando 100 dias, de muitas reclamações da população e de várias polêmicas envolvendo seu nome, e de sua esposa Izabelle Fontenelle.
No início de seu segundo mandato, David Almeida já inicia com várias polêmicas, promessas de campanha desfeitas e investigações de órgão de controle fiscal.
Em sua nova gestão, Almeida precisa lidar com uma guerra em família, que espelhou na gestão da Prefeitura de Manaus, com as ‘três mulheres de sua vida’ em confronto direto.
Izabelle Fontenelle, sua esposa, não é bem vista pela sua filha Fernanda Aryel, que se afastou de David por atitudes tomadas por Iza e vê a madrasta como uma inimiga.
Já a irmã e ex-secretária municipal de educação Dulce Almeida, entrou em confronto direto com a cunhada por ações dentro da Prefeitura de Manaus, já que a primeira-dama passou a comandar reuniões com secretários municipais e passou a incomodar Dulce, que acabou sendo retirada da secretaria.
Durante o recesso de carnaval, quando a cidade de Manaus enfrentava chuvas torrenciais, desastres com desmoronamento de barrancos e até a morte de pessoas, David e Iza disseram que iriam para um retiro espiritual.
Vídeos que circularam nas redes sociais, mostraram que David e a primeira-dama estariam em um hotel luxuoso em uma ilha do Caribe, onde Iza foi vista curtindo seu aniversário com champanhe que custam mais de R$ 40 mil reais.
A assessoria de comunicação do prefeito correu para tentar abafar o caso, afirmando que não tinham dito que teriam ido para um retiro, mas o caso ganhou mais repercussão, ao saberem que David e Iza se encontraram com empresários que possuem contratos milionários com a Prefeitura de Manaus.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), investiga a viagem e os gastos do prefeito a pedido de vereadores e da população manauara.
Se já não bastassem as ‘mentiras’ sobre a viagem e o encontro com empresário na ilha caribenha, David resolveu comemorar o aniversário de 1 ano do mirante Lúcia Almeida, com um show do cantor Sidney Magal, que prontamente recusou fazer o show, por conta da tragédia da morte de uma líder comunitária, durante forte chuva na capital.
O prefeito esqueceu a cidade e focou em fazer shows, o que foi durante criticado pela população de Manaus, que encheu as redes sociais de David de mensagens sobre suas polêmicas, fazendo com que ele e a primeira-dama, trancassem o comentário no Instagram, para não serem mais bombardeado por críticas.
Os feirantes vem sofrendo com a gestão David, já que alguns estão sendo retirados a força por agentes da prefeitura e por Guardas Municipais com truculência e sem justificativa.
David que tenta a todo custo aumentar o valor da tarifa de transporte coletivo em Manaus, entrando na justiça para cumprir o reajuste e trazendo ônibus sem o assento do cobrador, que pode gerar uma paralisação geral, deixando a população sem transporte público.
Outro ponto que é alvo de críticas da população é o prefeito conseguir um empréstimo bilionário, e fechar unidades básicas de saúde em zonas da cidade, como ocorreu com a Unidade de Saúde da Família (USF) S-24, localizada no bairro Crespo, a Unidade de Saúde da Família (USF) L-09, no bairro Armando Mendes e a Unidade de Saúde da Família (USF) O-21, situada no beco Danilo Areosa, no bairro Compensa.
O Programa ‘Asfalta Manaus’ é investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), pelo alto custo do projeto e com as poucas ruas asfaltadas pela Prefeitura de Manaus.
A falta de infraestrutura com ruas esburacadas e muitas crateras, são as principais pedras nos sapatos do prefeito e sua gestão, sendo alvo de comediantes e influenciadores, que utilizam as redes sociais para criticar a buraqueira que se encontra a cidade.
Manaus explode em manifestações enquanto os vereadores tentam iniciar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a aplicação de R$ 1,75 bilhão em empréstimos já recebidos pela gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) de 2021 a 2024.
Como é de praxe, o gestor municipal devolveu recentemente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), um ex-servidor que foi condenado na justiça por corrupção, justamente por usar a Semmas para cobrar propina de empresários para não multar seus empreendimentos.
O nome de César Lopes Ferreira, foi homologado pelo prefeito no Diário Oficial do Município (DOM), nesta quinta-feira (3), e um vereador de oposição utilizou suas redes sociais para denunciar o fato a população manauara.

David Almeida mostra que as polêmicas estão ‘derretendo’ a imagem política e em uma pesquisa da Real Time1, mostra que cerca de 47% dos entrevistados, consideram que não votariam no prefeito em caso dele deixar o cargo, para disputar as eleições em 2026 como candidato ao Governo do Amazonas.

As polêmicas e as investigações devem continuar no decorrer do mandato do prefeito David Almeida, e só deve para em caso de saída do político do cargo.


