Câmara aprova projeto para que empregados de subsidiárias da Eletrobrás, sejam inseridos em outros órgãos do Governo

Com relatoria do deputado federal Capitão Alberto Neto, foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o Projeto de Lei Nº 1791/19, que dispõe sobre o aproveitamento de empregados das empresas distribuidoras de energia subsidiárias da Eletrobrás, incluídas no Programa Nacional de Desestatização.

De acordo com o deputado o projeto não apresenta nenhum impedimento constitucional e nem jurídico, e deve assegurar aos servidores concursados a continuidade do trabalho, pois eles serão aproveitados como profissionais em outros órgãos do Governo.

“O projeto permite que após a privatização os servidores sejam alocados em outros órgãos do Governo. Essa aprovação é uma vitória muito importante, precisamos comemorar e seguir unidos para que o PL vire realidade e faça justiça aos servidores da Eletrobras”, declarou Capitão Alberto Neto.

O Projeto de Lei Nº 1791/19, segue para o Senado Federal e após apreciação, sendo aprovado vai para sanção presidencial.

Alteração na Lei no 12.783/13

A Lei no 12.783/13, dispõe sobre as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sobre a redução dos encargos setoriais e sobre a modicidade tarifária e dá outras providências.

Pelo Projeto de Lei, ficam acrescidos os Arts. 8º-A, que assegura os direitos dos empregados das empresas subsidiárias da Eletrobrás, que forem desestatizadas, que podem ser lotados em outras empresas públicas ou sociedades de economia mista, e 8ºB, onde contratos firmados pela União e empresas adquirentes deverão dispor de cláusulas específicas referentes à manutenção de postos de trabalho, com garantia de preservação dos direitos e condições de trabalho conquistados.