
Mais um escândalo envolvendo o prefeito de Careiro Castanho (município distante 88 quilômetros de Manaus), Nathan Macena de Souza (Republicanos), vem à tona. Ele que já teve seu nome envolvido até com membro de facção criminosa, desta vez, teve um áudio vazado onde, supostamente, oferece contrato a um empresário, em claro indício de favorecimento de empresa em processo de licitação da prefeitura do município.
No áudio, que seria de autoria do prefeito Nathan, ele promete favorecer uma empresa em um processo de licitação cujo contrato seria de R$ 450 mil. “Como é que está a tua empresa? As certidões estão todas bacanas? Não tem o Creas [Centro de Referência Especializado em Assistência Social], do governo federal, que vou licitar? Aí eu vou ver pra ti, tá? R$450 mil, aí organiza tua empresa logo, tá?”, diz o prefeito no áudio.
Aparentemente, as empresas são “escolhidas a dedo” pelo prefeito de Careiro, antes mesmo de realizar todo o processo licitatório, o que configura crime de fraude à licitação, cuja pena prevista é de 2 a 4 anos de prisão e multa. Tal prática impede o caráter competitivo do procedimento de licitação como prevê a legislação, e apenas uma empresa ganha vantagens em detrimento das outras.
Segundo denúncias, esse seria o ‘modus operandi’ em todos os processos licitatórios do município, até mesmo com os recursos direcionados ao enfrentamento da pandemia de covid-19. O prefeito é quem direciona as licitações e depois ganha vantagens com os empresários. Ainda segundo informações, o caso já chegou ao conhecimento do Ministério Público do Estado, que investiga o caso.
Confira o áudio no vídeo abaixo:
Acusações contra vereadora pró-governo Nathan
O portal Abutre também recebeu uma denúncia contra a vereadora pró-governo, Aldineia Silveira, mais conhecida como ‘Neia da Saúde’ (MDB). No Facebook, um usuário identificado apenas como ‘Adriano BF’ acusa a vereadora aliada do prefeito de compra de votos durante as eleições de 2020. Ele também gravou um vídeo, onde afirma que está sendo ameaçado pela vereadora.

“Bora lá, vereadora toda poderosa, faz o que disse, vai pras redes sociais, fala de mim, continua me ameaçando aí… você se elegeu comprando voto e eu vou provar, assim como vou provar que você não era nem pra ser candidata”, diz uma das mensagens.
Confira todas as mensagens postadas por Adriano e o vídeo de suposta ameaça:




