
Uma declaração atribuída ao proprietário do Colégio Séculos e do Ciesa, empresário Waldery Areosa Ferreira, envolvendo a situação financeira da Fametro e possíveis interesses relacionados à Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), levanta questionamentos sobre a relação entre negócios privados, educação pública e o projeto político de Maria do Carmo Seffair no Amazonas.
Segundo o relato atribuído ao empresário, a Fametro estaria enfrentando dificuldades financeiras e acumulando dívidas, situação que, de acordo com a declaração, seria conhecida por integrantes do setor educacional. O relato também levanta a hipótese de que uma eventual chegada de Maria do Carmo ao Governo do Amazonas poderia representar uma oportunidade para a instituição por meio da estrutura estadual de educação. Até o momento, porém, não foram apresentados documentos que comprovem a alegada falência ou a existência de um plano para beneficiar a faculdade com recursos ou estruturas públicas.
A questão ganha relevância diante dos questionamentos sobre a separação entre interesses empresariais e responsabilidades de um eventual governo. A Seduc administra uma ampla rede de ensino público, com orçamento, contratos, servidores e políticas educacionais destinados ao atendimento da população. Qualquer parceria com instituições privadas precisa observar a legislação e os princípios da administração pública, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a transparência.
Outro ponto que merece esclarecimentos envolve os questionamentos sobre a educação pública em Manaus, incluindo relatos de escolas fechadas, obras paralisadas e números de estudantes divulgados no debate político. A referência a 74 mil alunos, atribuída à discussão sobre a atuação de Maria do Carmo, precisa ser confrontada com a declaração original e os dados oficiais para que seja possível identificar a qual rede de ensino o número se refere e se corresponde à realidade.
Também entram no debate os empreendimentos ligados ao setor empresarial, entre eles a Santa Casa de Misericórdia, cuja aquisição foi apresentada publicamente como parte de um projeto de hospital-escola, e as questões relacionadas ao Hotel Tropical. A situação atual desses empreendimentos, seus investimentos, compromissos financeiros e cronogramas precisa ser verificada em registros e documentos públicos antes de qualquer conclusão sobre eventuais irregularidades.
O ponto central é saber quais propostas Maria do Carmo apresenta para a educação do Amazonas e quais garantias pretende oferecer para impedir que decisões governamentais beneficiem interesses empresariais particulares. A experiência de uma empresária na administração de instituições privadas pode integrar o debate eleitoral, mas não elimina a necessidade de transparência sobre possíveis conflitos de interesses.
A declaração atribuída ao dono do Colégio Séculos acrescenta um novo elemento ao debate, mas a comprovação de suas afirmações depende da íntegra do pronunciamento, da análise da situação financeira da Fametro e da existência de documentos que sustentem a hipótese envolvendo a Seduc. Dívidas empresariais não significam automaticamente falência, assim como a candidatura de uma empresária não comprova intenção de utilizar o poder público em benefício próprio.
Diante desses questionamentos, uma pergunta permanece no centro do debate político: Maria do Carmo pretende apresentar um projeto para transformar a educação pública do Amazonas ou existem interesses empresariais que precisam ser esclarecidos antes de uma eventual chegada ao governo?


