A aproximação do Partido Liberal (PL), e o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), tendo o deputado federal Capitão Alberto Neto como um possível candidato a vice-prefeito na chapa de reeleição do atual prefeito, deixou o ex-candidato ao senado Coronel Menezes enfurecido e com medo de ser escanteado dentro do próprio partido.
Durante uma live em sua rede social, Menezes escancara o desespero com seu baixo prestígio até mesmo dentro do PL, e a perda de apoios de igrejas evangélicas, que não mais o vê como líder da direita no Amazonas, algo que nunca foi oficialmente.
Coronel Menezes ataca o deputado federal Capitão Alberto Neto e o presidente do partido no Amazonas Alfredo Nascimento, para tentar se mostrar acima deles e tentar reconquistar o eleitorado da direita na capital. Tudo isso mostra o desespero de alguém que não conseguiu e nem consegue apoio para conseguir dar continuidade ao seu plano de poder.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) julgou como desaprovadas as contas da campanha eleitoral do Coronel Alfredo Menezes (PL) ao Senado em 2022.
A decisão foi tomada por maioria de votos na sessão do dia de junho (12).
O atraso na entrega da prestação retificadora de alguns dos gastos com fretamento de avião, que precisavam de esclarecimentos, foi fundamental para a desaprovação.
Como a retificação que detalha a despesa foi feita 12 dias após o prazo final, os documentos comprobatórios não foram considerados no julgamento do mérito.
Assim, o TRE-AM decidiu que Coronel Menezes deverá devolver o valor dos gastos – que somam R$ 81,8 mil e que foram bancados com dinheiro do “fundão eleitoral” – para os cofres da União.