Após denúncia do Portal Abutre da Notícia, o Ministério Público de Contas (MPC), pediu uma investigação sobre os atos do prefeito de Itacoatiara Mário Joge Abouez Abrahim (Republicanos), por nomear sete de seus familiares à cargos públicos dentro da administração da prefeitura de comanda no interior do Amazonas. O pedido se baseia na Súmula Vinculante n.º 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a prática de nepotismo na administração pública.

A nomeação da primeira-dama de Itacoatiara Cristiany Costa Carvalho para assumir a Secretária Municipal de Assistência Social (Seas), sem comprovação de qualificação técnica para o cargo, denunciada por este portal, serviu como base para que o MPC solicite uma investigação mais profunda dos órgãos de fiscalização.

Além da esposa, Mário Abrahim alocou em funções dentro da Prefeitura de Itacoatiara, outros parentes, como tios e sobrinhos de Cristiany, sem qualquer justificativa ou qualificação técnica para assumir um cargo na gestão municipal.

Outras irregularidades como falta de transparência na nomeação de pessoal para cargos de confiança, também entrou na mira do Ministério Público de Contas, que recomendou a exoneração imadiata dos servidores nomeados irregular e aplicação de uma multa ao prefeito Mário Abrahim.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), foi acionado para investigar suspeitas de crimes praticados pelo prefeito Mário Abrahim, à frente da Prefeitura de Itacoatiara, como crimes de usurpação de função pública, o que pode acarretar na prisão do político e dos envolvidos.

O Portal Abutre da Notícia vai continuar de olho em todos os políticos que tentam ludibriar os órgãos de fiscalização, e vai seguir denunciando e mostrando a verdade dos fatos aos leitores.