25.3 C
Manaus
sábado, 17 de janeiro de 2026

Após ataques em Manaus, Omar Aziz pede ao presidente Bolsonaro a criação de um plano de segurança pública

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD), fez um apelo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta terça-feira (8), antes de iniciar os trabalhos da comissão. Diante da onda de ataques ocorrida em Manaus no último final de semana, Aziz pediu ao presidente a criação de um plano de segurança pública que trabalhe diretamente nas fronteiras do país, por onde entram as drogas e armas pesadas do tráfico.

“O que nós estamos vendo no Brasil e, principalmente, na Amazônia é que nós não temos proteção nenhuma nas nossas fronteiras. As drogas, as armas pesadas entram pelas nossas fronteiras sem ter nenhum aparato… Faço esse apelo ao presidente da república que é uma das pautas dele como presidente, ele se elegeu com essa pauta”, declarou Omar Aziz.

Na segunda-feira (7), o presidente Bolsonaro cobrou um posicionamento dos membros da CPI e senadores pelo Amazonas, Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB) a respeito dos últimos acontecimentos em Manaus. “Eles não são lá do Amazonas? Não cuidam do interesse do estado? Estou aguardando o pronunciamento deles, já que está tudo bem lá e eles estão só preocupados com a CPI”, disse Bolsonaro.

Já Omar Aziz afirmou que, ainda no domingo, telefonou para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para articular e pedir reforço da Força Nacional ao estado do Amazonas. O senador pontuou ainda que é hora de deixar as divergências de lado e todos se unirem para barrar a atuação de facções nos estados brasileiros.

“Independente de termos divergências, nesse momento é importante nos unirmos, o Brasil se unir, governadores, prefeitos, presidente da república, Congresso Nacional, pra que a gente não possa permitir que facções controlem o Estado. Hoje as facções controlam o Estado, fazem o que bem querem e deixam a população a sua mercê no terrorismo que aconteceu na cidade de Manaus”, argumentou.