O secretário de estado de saúde do Amazonas Dr. Anoar Samad, pediu exoneração nesta terça-feira (19), em ofício enviado ao governador Wilson Lima.

O médico Anoar Samad estava à frente da Secretária de Estado da Saúde do Amazonas (SEAS), desde junho de 2021, quando assumiu o comando da secretaria e realizou a implantação de Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s), no interior do Amazonas.

Sua saída ocorre após uma queda de braço com o secretário de Fazenda do Amazonas Alex Del Giglio, por problemas financeiros que levaram a uma crise na saúde do estado, com diversas manifestações de médicos e profissionais da saúde.

Para o lugar do médico Anoar Samad, foi indicado a enfermeira Nayara Maksoud, que já foi secretária executiva adjunta de política de saúde entre 2019 e 2022, diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e, até ontem, respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.

Em nota, o governador agradeceu aos serviços prestados pelo secretário e anuncia a nova secretária Nayara Maksoud como titular da pasta até Wilson Lima definir um nome para assumir a SEAS.

“O governador Wilson Lima agradece ao médico pelo importante serviço prestado ao longo dos dois anos e nove meses em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM)”, informou trecho da nota.