
Além de amigos e aliados, o deputado estadual Thiago Abrahim (UB) e o deputado federal Adail Filho (Republicanos), fazem suas “cruzetas” para empregar parentes em seus gabinetes.
Como mostram o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), a prima de Thiago Abrahim, sobrinha do prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim (Republicanos), Maria Júlia Bouez Abrahim Lopes está alocada no gabinete de Adail Filho, que é ex-prefeito e filho de Adail Pinheiro (Republicanos), prefeito de Coari.
De acordo com o SAPL da Câmara Federal, Maria Júlia Abrahim, está alocada como secretária parlamentar no gabinete de Adail Filho, com um salário de R$ 5 mil, com um auxílio de R$ 1.784,42.

As famílias Pinheiro e Abrahim, que hoje comandam os municípios de Itacoatiara e Coari, possuem relação muito próxima, inclusive com esse esquema de nepotismo cruzado, quando um parente direto de um político, é contratado pelo gabinete de outro político aliado dele.
O Ministério Público Federal (MPF), pode e deve investigar essa prática entre os amigos Thiago Abrahim e Adail Filho, para que os cofres públicos sejam ressarcidos dos recursos que foram empregados para a contratação irregular de Maria Júlia Abrahim.
Denúncia no TRE
Os dois deputados, foram denunciados pelo MPE por propaganda eleitoral antecipada nas eleições de 2022, por usarem bens das prefeituras de Tefé, Itacoatiara e Coari para impulsionar suas candidaturas pelo interior do estado antes e durante o período permitido pela legislação.
De acordo com o procurador eleitoral Edmilson Barreiros Júnior, Adail e Mayara usaram um avião alugado pela Prefeitura de Coari para fazer viagens pelo interior do Amazonas.
“Há vasta documentação comprovando que os requeridos, em especial Adail e Mayara Pinheiro, utilizaram-se da aeronave PX-CTX, que deveria estar a serviço da Prefeitura de Coari (…), para fins eleitoreiros. (…) Note-se que, dos requeridos da presente ação, Adail e Mayara foram os mais frequentemente beneficiados”, diz o procurador eleitoral.
Além das viagens de avião, Barreiros aponta que Adail, Mayara e Thiago foram beneficiados com ações promovidas pela Prefeitura de Itacoatiara. “Em Itacoatiara, mês de abril de 2022, na Colônia de Pescadores, Adail Filho e Thiago Abrahim, com a presença do prefeito de Itacoatiara, distribuem bens e materiais, a exemplo de malhadeiras, isopor, motor rabeta, em troca de apoio político ao projeto político de Thiago Abrahim e Adail Filho”, diz trecho da representação.
O procurador eleitoral relata, ainda, uso de servidor público para auxiliar na carreata de Adail no município de Tefé, em abril, uso de viaturas do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito e Transporte de Tefé para fazer segurança para o candidato, uso de escolta armada de policial militar da ativa, o sargento Jheffe Souza Viana, atualmente à disposição da Assembleia Legislativa do Amazonas, mais precisamente da deputada Mayara Pinheiro. Segundo Barreiros, o policial aparece em todas as viagens de Adail, mesmo não estando de férias ou licença.


