O SISB-POA permite estabelecimentos cadastrados no sistema comercializem seus produtos de origem animal em todo o país
Na Câmara dos Deputados, o parlamentar Sidney Leite (PSD-AM) comemorou o ingresso do estado do Amazonas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O sistema tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, e possui regência federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“A adesão do Amazonas ao SISBI é um pleito antigo de quem milita e trabalha com agronegócio no estado. Fico feliz em ter contribuído enquanto secretário para isso, com leis importantes e fortalecimento da ADAF.” salientou Sidney na tribuna. O deputado federal foi o titular da pasta na Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (SEPROR) entre os anos de 2015 e 2016.
O SISBI permite que os estabelecimentos cadastrados no sistema comercializem seus produtos de origem animal em todo o país. Antes do ingresso, com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) executado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), a venda ficava limitada ao estado.
Em relação a essa nova abrangência mercadológica, Sidney dispara: “Além das melhoras a nível local proporcionadas pelo SISBI, com a estruturação e melhoria das cadeias produtivas, também sairá fortalecido o comércio integrado de estados vizinhos, que poderá usufruir de tudo o que é produzido no Amazonas. Ganha a relação comercial dos estados da região da Amazônia Ocidental”.
Atualmente, estão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA 20 estados e o Distrito Federal (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC e TO).