Alvo de operação do Gaeco por desvio de dinheiro, Saullo Vianna diz que sonha em ser candidato à Prefeitura de Manaus em 2024

Alvo do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual, durante operação “Cachoeira Limpa”, que desarticulou um grupo criminoso que desviou cerca de R$ 23 milhões em recursos públicos da Prefeitura de Presidente Figueiredo, o deputado Saullo Vianna fala em ser candidato à Prefeitura de Manaus nas próximas eleições.

Em conversa com internautas por meio de suas redes sociais, o deputado federal Saullo Vianna, preso durante operação Cachoeira Limpa em 2021, disse a um internauta que sonha em ser candidato à Prefeitura de Manaus em 2024.

“É claro que todo político almeja cargos maiores. Com toda certeza não será nessa eleição do ano de 2024, mas se Deus quiser e o povo da minha cidade, com toda certeza eu tenho o sonho de um dia, poder ser candidato a minha cidade, a nossa grande capital do Amazonas”, disse o deputado.

Operação Cachoeira Limpa

A Operação Cachoeira Limpa, investiga crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e a formação de uma organização criminosa que lesou o erário público no município de Presidente Figueiredo.

Entre os alvos estão o deputado Saullo Velame Vianna, o ex-prefeito de Presidente Figueiredo Romeiro José Costeira Mendonça (2017 a 2020), o ex-vice-prefeito Mário Jorge Bulbol Abrahão, o ex-secretário de finanças Jander de Melo Lobato, o ex-presidente da comissão permanente de licitação Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos e empresários.

Segundo o Ministério Público, o grupo é suspeito de fraudar processos de licitação e causar um prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos do município de Presidente Figueiredo durante gestão que se encerrou em dezembro de 2020.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a Organização Criminosa criou uma série de pessoas jurídicas para esconder o roubo do dinheiro público. “[…] as quais são FATICAMENTE controladas pelo Deputado SAULLO VIANNA, na época cunhado do senhor MÁRIO ABRHAÃO, quem se valeu de interpostas pessoas (laranjas) para a constituição do quadro societário”.

Somado a isso, os relatórios financeiros mostram uma relação suspeita entre as empresas que participaram dos mesmos processos licitatórios em Presidente Figueiredo. Aparentemente, é uma conta única, em que umas empresas pagam as contas das outras. Além disso, todas pagam as contas pessoais do deputado Saullo Viana e da mãe dele.

Ainda conforme a investigação, foi a Organização Criminosa que promoveu a eleição do deputado Saullo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e de Jander de Melo Lobato, para a Câmara Municipal de Manaus (CMM).