Alerta: rio Negro aponta atingir 29,45 metros na cheia em 2021

MANAUS – O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou, na última quarta-feira, (31) o primeiro alerta de cheia do rio Negro em Manaus. A estimativa feita pelo CPRM aponta que o nível do rio que banha a capital amazonense pode alcançar 29,45 em 2021. Além da previsão para Manaus, este ano o CPRM divulgou alerta para os municípios de Itacoatiara e Manacapuru.

Na régua que mede diariamente, na quarta-feira, (31) o nível do Rio Negro estava em 27,28 metros. Por conta das fortes chuvas nas bacias do Negro e do Solimões em janeiro e fevereiro, o rio está no nível acima do esperado.

O meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Renato Cruz, apontou que as chuvas em janeiro e fevereiro ficaram acima da média afetando diretamente nas subidas dos rios Negro e Amazonas no início do ano.

“O primeiro trimestre deste ano mostrou basicamente que as bacias do rio Negro e do Branco [Amazonas], os principais formadores do rio Negro com chuvas acima da média e tem chovido bem mais do que deveria estar chovendo. Já a bacia do Juruá, alto Juruá e Japurá também tiveram chuvas acima do esperado para esse período. O que influencia bastante na cheia dos rios”, destacou Renato.

Outro fator que explica o nível de chuva acima da média é que as bacias dos rios estão sendo afetadas diretamente por conta do fenômeno La Niña – que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. O que causa ainda mais chuvas na região.