A crescente participação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) evidencia o comprometimento cada vez maior com o cenário legislativo nacional. Concorrendo na 4ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, durante a 26ª edição da Conferência, a Aleam venceu, na categoria “Projetos Especiais” com o projeto Educando pelo Amazonas, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
Ano passado, a Assembleia do Amazonas venceu na categoria Atendimento ao Cidadão com o projeto Ação Empreendedora no Amazonas. Em 2021, a Aleam venceu com o projeto Procon Legislativo, também na categoria Atendimento ao Cidadão.
“Parabéns a todos que fazem o ‘Educando pelo Amazonas’, projeto social da Aleam que foi o grande vencedor da premiação da 26ª Conferência Nacional da Unale. Esse projeto, a cada ano, se expande e atende um número maior de crianças e adolescentes do interior do Estado. Temos a alegria de já ter levado o ‘Educando pelo Amazonas’ para muitos municípios e, no próximo ano, vamos alcançar outras localidades do nosso grande Amazonas. Agradeço à Unale pelo reconhecimento. Isso nos motiva ainda mais”, destacou o presidente da Assembleia, Roberto Cidade (União Brasil).
Lembrando o passado vitorioso do Amazonas nas outras duas últimas edições do Prêmio Assembleia Cidadã, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) disse que o troféu é o resultado das ações da Aleam. “Quero parabenizar o apoio do presidente Roberto Cidade e a Mesa Diretora pelo apoio fundamental dado à realização dos projetos da Escola do Legislativo”, declarou.
O diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, agradeceu o apoio da presidência da Aleam, personalizada pelo deputado Roberto Cidade, pelo entusiasmo com os programas realizados. “É um trabalho que vai a partir de cada servidor até chegar no presidente, que é o grande apoiador de todo o programa. Então, nós da Escola do Legislativo estamos muito felizes. Acredito que o Amazonas ganha muita visibilidade. Nós fomos premiados também na Abel este ano, que é a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo”, comemorou Lasmar.
Desde o início do ano de 2022, o programa “Educando pelo Amazonas”, sob a coordenação da Escola do Legislativo, tem promovido uma série de palestras com o propósito de abordar de maneira interdisciplinar temáticas no contexto educacional em Manaus e em diversos municípios do interior.
A coordenadora do Educando pelo Amazonas, Jacy Braga, destacou a importância de vencer uma competição nacional entre todas as Assembleias Legislativas.
“Ter esse reconhecimento nacional nos dá mais empolgação em continuar e expandir o programa, fazer mais por mais pessoas. O Educando pelo Amazonas já atingiu cerca de 17 mil pessoas. Temos 62 municípios para atender e levar direitos humanos e cidadania”, finalizou.