Agência Sacada Publicidade é alvo de operação da PF que investiga criação de fake news contra o prefeito de Manaus

Durante a “Operação Nirmata”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (9), pela Polícia Federal, para investigar os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral com uso de inteligência artificial contra o prefeito da cidade de Manaus David Almeida (Avante), os agentes bateram na porta de algumas agências e de empresários do setor de comunicação.

Entre os alvos da Polícia Federal, está a a agência de publicidade Sacada Publicidade e Marketing, que tem como donos os empresários Sebastião de Freitas Noronha e Pedro Guerra Noronha de Freitas.

Sebastião e Pedro Noronha foram alvos de busca e apreensão da Polícia Federal e suspeitos de serem os produtores do fake news que atingiram em cheio o prefeito David Almeida.

Os agentes amanheceram na porta da Sacada Publicidade e Marketing, localizado na rua Professora Aurora, antiga Rua 9, Conjunto Vila Municipal, bairro de Adrianópolis, zona Centro-sul de Manaus.

Além dos empresários, um dos designers que presta serviços para a Sacada foi um dos alvos da Polícia Federal.

Uma coletiva de imprensa será marcada na sede da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas para falar sobre o balanço da operação.

Acompanharam as diligências, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).

Sobre o caso

Professores fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Manaus, e um áudio foi divulgado no dia seguinte com grande repercussão, pois foram atribuídos ao prefeito insultos aos docentes.

Naquela ocasião, foi iniciada investigação, e a Polícia Federal, de imediato, conseguiu provar tecnicamente que o material que circulou não era autêntico.

E agora foi identificado o sistema usado, quem produziu o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.