Amazonas – A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e o Ministério da Infraestrutrura anunciaram, na última segunda-feira (5), que os aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga, no Amazonas, serão leiloados nesta quarta-feira (7).
O evento deve acontecer de forma virtual, a partir das 10h (horário de Brasília).
Em setembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro, (sem partido) falou que ao todo, 22 aeroportos de todo o país deverão ser privatizados até o final de 2021.
Em dezembro, o TCU deu aval para o governo federal seguir com o processo de privatização, seguindo o esquema do Ministério de dividir os aeroportos em três blocos regionais.
Os aeroportos do Amazonas estão no bloco norte, ao lado das unidades de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boa Vista (RR).
“Fechando a lista dos 22 aeroportos que serão concedidos no dia 7 de abril, os sete aeroportos do Bloco Norte 1 devem render R$ 1,4 bilhão de investimentos. Ao longo dos 30 anos de contrato, mais de 24 mil empregos, diretos e indiretos, podem ser gerados”, informou o Ministério da Infraestrutura.
Ainda de acordo com o MI, os aeroportos do Bloco do Norte I são voltados ao turismo ecológico, turismo de negócios, táxi aéreo e transporte de cargas para exportação.
Além disso, servem de base de apoio aos municípios vizinhos, contribuindo para a integração regional e nacional.