A programação será realizada na sede da Associação de Piscicultores e Agricultores Familiares

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizará o curso de Beneficiamento de Pescado aos piscicultores do ramal Bons Amigos, conhecido também por ramal do 14, na estrada do Puraquequara, situada na zona rural de Manaus. A programação será realizada nesta terça-feira (23), das 8h30 às 14h, na Associação de Piscicultores e Agricultores Familiares.

A engenheira de pesca Eveli Cristiane dos Santos, da ADS, ressalta que esse curso é a última etapa de uma série de ações que a ADS vem oferecendo aos produtores e piscicultores da região.

“Os primeiros cursos foram sobre produção, biometria e planejamento de negócios. E agora vem a última parte, sendo a questão do beneficiamento, retirada de espinha e a produção de subprodutos de pescado”, disse a engenheira de pesca.

O curso de Beneficiamento de Pescado envolve a aplicação de técnicas para agregar valor aos peixes, especialmente espécies de alto valor comercial, como o Tambaqui e a Matrinxã. As etapas do processo incluem a remoção das espinhas dos peixes e a produção de bolinhos de Tambaqui a partir da polpa do peixe.

A iniciativa visa fortalecer a piscicultura local, promovendo capacitação e conscientização sobre boas práticas de produção.

Ao todo, 32 produtores credenciados na Associação de Piscicultores e Agricultores Familiares estão sendo beneficiados por meio de cursos. Atualmente, o ramal conta com 13 famílias envolvidas na prática da piscicultura. Na região, a ADS realiza uma Feira de Produtos Regionais, onde os produtores participam fornecendo alimentos frescos e de qualidade.

A participação dos produtores na feira é uma oportunidade para divulgar seus produtos e estabelecer conexões com os consumidores locais. Através das ações, a ADS busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social das famílias envolvidas, contribuindo para a segurança alimentar da comunidade e a preservação dos recursos naturais.

“A ADS vem realizando o acompanhamento dos produtores do ramal desde 2022. Houve um intervalo, nós retomamos agora nossas atividades com esse planejamento de cursos, tanto na área da pesca quanto na área da agricultura. Os cursos visam capacitar os produtores em todas as etapas da criação de peixes, desde a produção até a comercialização”, ressaltou Renata Veiga, engenheira de pesca da ADS.