Um morador do município de Presidente Figueiredo (distante 128 quilômetros de Manaus), identificado apenas como “Marcílio”, gravou um vídeo, esta semana, denunciando o descaso da prefeita Patrícia Lopes (MDB) para com a saúde do município. No vídeo, ele fala que perdeu uma consulta com um retinólogo, médico oftalmologista especialista em retina, porque não havia transporte e combustível para leva-lo a sua consulta na capital.
De acordo com Marcílio, que faz tratamento de hemodiálise há mais de 10 anos, ele foi informado tardiamente pela assistente social do município que teria uma consulta em uma clínica em Manaus nos próximos dias. Como a data estava muito próxima, ele pediu para que a consulta fosse remarcada, já que há toda uma burocracia para se deslocar do município à capital, e assim foi feito, a consulta foi remarcada para dois depois.
“Na quarta-feira quando cheguei da minha hemodiálise, às 10 horas da noite, eu liguei para o subsecretário de saúde Walisson Leal, que é irmão do vice-prefeito, e falei pra ele que precisava ir fazer essa consulta quinta-feira, às 16h, em Manaus”, explicou o paciente. Ele conta que o subsecretário não respondeu se atenderia a solicitação, e na quinta-feira, de manhã (dia da consulta), ele resolveu avisar que não havia carro, nem combustível para atender o paciente, e o carro da carona já havia deixado o município naquele dia, e ele não tinha como ajudar.
“Essa é uma consulta de médico especialista, gente. Esse médico retinólogo é um médico dificílimo. Então, eu quero dizer que esse subsecretário e essa secretária são pessoas irresponsáveis, incompetentes, que não tem um pingo de respeito com a vida das pessoas”, lamentou Marcílio, que afirmou ter perdido a consulta e que a mesma foi marcada somente para setembro.
No vídeo, ele também faz um apelo às autoridades competentes para que possam ir ao município e fiscalizar o que está acontecendo com a saúde de Presidente Figueiredo. “A prefeita é uma moça irresponsável, completamente irresponsável, uma moça que não tem um pingo de responsabilidade com o município que a elegeu”, criticou o morador.
“Gente, esse tipo de coisa aqui é feito com o dinheiro público, é feito com o dinheiro dos nossos tributos, dos nossos impostos, e o cara quer me mandar numa carona, me deixar na frente do shopping, como eu ia descer? Subir? Me dirigir lá em Manaus? E esse irresponsável e incompetente subsecretário, esse pessoal é um bando de incompetente”, complementa o morador.
Ele finaliza afirmando que pensava que a gestão anterior era ruim, mas a atual tem se mostrado mil vezes pior. “Então, gente, eu preciso que vocês ajudem essas pessoas, se eu que vou em cima e fresco, vou à prefeitura, vou à secretaria e eles fazem isso, como vocês imaginam o que é feito com aquelas pessoas que vem do interior, que não sabe nem se dirigir para uma pessoa e falar o que está acontecendo?”, questiona Marcílio.
Veja o vídeo: