
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, nesta terça-feira (1º/07), Beatriz Pinto da Silva, de 19 anos, pelo crime de abandono de incapaz com resultado em morte. A vítima foi o filho da jovem, o recém-nascido Anthony Dominc Ribeiro da Silva, de apenas dois meses. O caso aconteceu no bairro Puraquequara, na zona leste de Manaus.
Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), responsável pela prisão, Beatriz teria saído de casa na noite de segunda-feira (30/06), consumido bebida alcoólica e retornado durante a madrugada. Ela então dormiu até as 15h do dia seguinte. Ao acordar, tentou tirar uma foto do bebê para enviar à própria mãe, momento em que percebeu que a criança já não apresentava sinais vitais.
Segundo informações repassadas pela Policia Civil em coletiva de imprensa, Beatriz havia saído de casa com o bebê para ir a uma festividade com os amigos, onde ingeriu por diversas horas bebidas alcoólicas antes de voltar para casa.
A suspeita preliminar é de que o bebê tenha morrido por asfixia, possivelmente após a mãe ter dormido sobre ele. Em depoimento na unidade especializada, a mãe relatou que morava sozinha com o bebê e que tinha o hábito de dormir juntamente com a criança na mesma cama, o que leva a apontar que o bebê morreu sufocado durante o sono pelo corpo da mãe.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que deverá confirmar a causa da morte após exame pericial. Equipes da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), do IML e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) estiveram no local da ocorrência, na rua Ayrton Senna, onde os primeiros levantamentos foram realizados.
Beatriz foi conduzida à DEHS e ficará à disposição da Justiça, que deve responder por pelo crime de abandono de incapaz com resultado em morte.


