27.3 C
Manaus
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Deputados do Amazonas são alvos de fakenews sobre redução de 20% dos salários de servidores

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram alvos de uma fakenews onde acabaram sendo acusados de aprovarem suposto projeto do governo que reduziria em 20% o salário dos servidores públicos do Estado, na votação que ocorreu na última terça-feira (31).


A afirmação foi categoricamente apontada como mentirosa e que deturpa o real sentido da votação transmitida Ao Vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo. “Isso não existe”, informou o presidente da Casa, deputado Josué Neto. “Os deputados estão votando uma série de projetos que autorizam o remanejamento de recursos para ações na saúde voltadas ao combate do coronavírus”, explicou.


Entre as propostas votadas e aprovadas nesta terça-feira estão: o Decreto de Calamidade Pública no Estado Amazonas, que vai até 31 de dezembro; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o remanejamento de verbas para a saúde e pagamento dos servidores públicos; a permissão para que o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), atue no combate à pandemia; a autorização para que a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), compre insumos de produtores cadastrados no Estado, para que sejam distribuídos para instituições.


Coronavírus


Até a tarde desta terça-feira (31) o Amazonas registrou 175 casos confirmados do coronavírus. Além de Manaus também foram registrados casos em Parintins, Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Anori, Santo Antônio do Içá e Boca do Acre.


Leia a nota oficial da Aleam na íntegra:

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) informa que o boato que circula nas redes sociais sobre a redução de 20% dos salários dos servidores públicos é FALSO.As propostas que estão sendo votadas nesta terça-feira (31 de março) autorizam o Governo a remanejar recursos para a saúde e adotar medidas emergenciais para combater o coronavírus.Não existe no Parlamento proposta que trata sobre redução de salários de servidores.A Assembleia Legislativa ressalta que a criação, distribuição e compartilhamento de fakenews é crime previsto no artigo 138 do Código Penal.O Parlamento preza pela verdade e reitera seu compromisso com a legalidade e o sentimento de bem servir a população do Amazonas.

Deputado Josué NetoPresidente da Assembleia Legislativa do AmazonasDiretoria de Comunicação da Aleam


PDH