O vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos) avançou com um Projeto de Lei (PL) nº 190/2024, para dar atendimento prioritário às pessoas com dependência química em exames realizados pela rede municipal de saúde de Manaus.

Ja não bastasse o cidadão comum, ter inúmeras dificuldades para receber atendimento, agora vai ter que dar à preferência a usuários de drogas. O PL propõe prioridade em testes rápidos, hemograma e raio-x de tórax para os dependentes químicos, tanto de drogas lícitas quanto ilícitas.

O objetivo, segundo o parlamentar, é assegurar o acesso a exames necessários para os dependentes químicos, reconhecendo a dependência como uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Essa parcela da população merece um olhar mais sensível por parte do poder público. Não podemos simplesmente virar as costas (…) o PL é justamente para isso, para dar dignidade para essas pessoas”, destacou Caio André, que propôs a ideia.

Por meio do Projeto de Lei, a pessoa com dependência química terá acesso prioritário à realização de testes rápidos, hemograma e raio-x de tórax, visando evitar possíveis recaídas devido à demora na realização dos exames necessários.