A facção criminosa Comando Vermelho (CV) parece não se incomodar com a presença do poder público e divulgou na noite desta quarta-feira (20), nas redes sociais, a “retomada” de três territórios espalhados nos bairros de Manaus.
Segundo o comunicado, conhecido pelos criminosos como “Circular Geral”, a organização anuncia que as localidades no Eldorado, Shangrillá e Parque Dez de Novembro, todas na Zona Centro Sul da capital, agora pertecem ao CV.
“SALDAMOS TODOS OS IRMÃOS(A) COM UM FORTE E RESPEITOSO ABRAÇO. MEUS IRMÃOS (A), QUEREMOS COMUNICAR TODOS EM GERAL, A RESPEITO DO GRANDE PASSO QUE A ORGANIZAÇÃO (CV.RL AM) DEU DENTRO DO ESTADO DO AM, E TODOS OS DIAS ESTAMOS AVANÇANDO COM FORÇA TOTAL, A UM PAÇO DE VERMELHAR 100% TODO TERRITÓRIO AMAZONENSE HJ 98 POR CENTO DO ESTADO JÁ ESTÁ LACRADO NO VERMELHO, E OS 2% QUE RESTOU É SÓ QUESTÃO DE TEMPO PRA VERMELHAR”, diz a texto.
A ousadia é tamanha, que são divulgados os nomes de guerra dos criminosos, conhecidos pelo “vulgo”, termo que faz referência aos apelidos utilizados por eles, em troca do nome verdadeiro.
A chegada dos “irmãos”, vindo da outra facção, Primeiro Comando da Capital (PCC), é comemorada. O informativo ainda pede que os “associados” ao CV recebam os recém-chegados de braços abertos e pede que “as indiferenças” do passado sejam esquecidas.
A atuação livre do crime organizado demonstra a falta de políticas públicas efetivas de combate as drogas, além da inércia do Estado em promover a proteção social dos cidadãos de bem do Amazonas.