O deputado estadual Delegado Pericles (PL) fez um malabarismo nos discursos durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (19) para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, envolvido no escândalo dos cartões de vacina da Covid-19.

O posicionamento em favor do ex-chefe do executivo federal surgiu em pedido de aparte concedido pelo deputado Sinésio Campos (PT), que discursava na tribuna sobre o indiciamento de Bolsonaro no crime de falsificação e as responsabilidades de figuras públicas que fizeram campanha antivacina.

“Eu duvido que algum parlamentar aqui não tenha imunizado seu filho ainda na maternidade com todas as vacinas preventivas”, disse o petista, que mencionou a vacinação de meninas entre 9 e 13 anos contra o câncer de colo de útero, para reforçar a importância de todas as imunizações.

A contradição de Pericles ocorreu justamente no momento de defesa de Bolsonaro, por que o próprio parlamentar que é contrário a obrigatoriedade da vacina da Covid-19, assim como Bolsonaro, convocou uma cessão de tempo em favor do Março Lilás, para promover a ampliação das vacinas de prevenção do câncer em favor das meninas e mulheres.

“O que o governo [Bolsonaro] à época defendia era o direito da pessoa querer ou não se vacinar por uma vacina recém-criada, que nos não sabemos até hoje quais são as consequências dela”, disse o Bolsonarista.