
O comunicador Jefferson Coronel encara consequências legais após ser sentenciado pela Justiça Federal por difundir informações inverídicas contra a juíza federal Ana Paula Serizawa Silva Podedworny. A decisão foi proclamada pelo Magistrado Federal Thadeu José Piragibe Afonso em 13 de dezembro de 2023, porém o caso veio à tona apenas nesta terça-feira (19/3).
Coronel recebeu uma pena de dois anos e quatro meses de reclusão, além de 246 dias-multa. Entretanto, a sentença foi modificada: devido à natureza do delito, que não envolveu violência ou ameaça grave, e à possibilidade de que a repressão e prevenção do crime não demandem a privação de liberdade, as penas de prisão foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e multa correspondente a 10 salários mínimos.
A acusação apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) imputava a Leandro Wanderley Coronel e Jefferson Luiz Rodrigues Coronel o crime de calúnia contra a juíza federal Ana Paula Serizawa Silva Podedworny, relacionado à sua atuação na “Operação Custo Político”.
Conforme o MPF, os acusados, por meio do Blog da Floresta, divulgaram um artigo jornalístico insinuando que a juíza teria compartilhado informações confidenciais sobre investigações a seu pai, advogado de uma das empresas envolvidas na operação.
O artigo alegava que a juíza teria agido em benefício próprio, valendo-se de sua posição para favorecer interesses pessoais. Todavia, o artigo não apresentava qualquer documento de respaldo que corroborasse as alegações.


