Polícia Federal deflagra operação contra fraude no Auxílio-Reclusão em Manaus

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a Operação “Falsi Captivi”, com objetivo de apurar fraudes em pedidos de Auxílio-Reclusão.

Os agentes cumprem cinco mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Minas Gerais e no Paraná.

A investigação teve início a partir da identificação de pedidos do Auxílio-Reclusão com data retroativa. O Núcleo de Inteligência Previdência do Ministério da Previdência Social (NUINP), ao realizar o cruzamento de dados dos pedidos, descobriu que os documentos apresentados eram falsos ou adulterados.

Os criminosos utilizavam declarações falsas/adulteradas de reclusão, inserção de contrato de trabalho inverídico em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e informação de vínculos empregatícios fraudulenta.

A Polícia Federal acredita que o grupo criminoso tenha realizado um prejuízo de R$ 1,5 milhão em fraude no Auxílio-Reclusão.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, com penas que podem chegar a mais de 21 anos de prisão e multa.