O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) entrou com uma ação na justiça contra a prefeita de Presidente Figueiredo Patrícia Lopes, por mau uso de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), referente ao ano de 2021.
A denúncia foi realizada pelo Sinteam foi feita no Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que vai instaurar um inquérito civil afim de investigar o mau uso dos recursos destinados aos profissionais da educação do município, já que a categoria não recebeu o pagamento do abono salarial naquele ano.
Na época, Patrícia Lopes teria afirmado que “o dinheiro teria sido usado para pagar o salário dos profissionais durante todo o ano de 2021”, mesmo sem que ela apresentasse qualquer documentação que pudesse demonstrar o uso dos recursos para a remuneração dos trabalhadores da educação.
Ainda segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), os representantes dos trabalhadores entraram com uma ação na justiça após a prefeita não pagar o abono.
Em 2022, Presidente Figueiredo ficou marcado por diversas manifestações e greves por parte dos profissionais da educação na cidade, que segundo o Sinteam, alguns professores que participarem dos protestos, chegaram a ter sua remuneração descontada.