Um homem salvou dois cachorrinhos de morreram asfixiados em um saco de plástico na manhã desta quinta-feira (8), em um beco localizado na Rua São Luiz, bairro do Coroado, zona Leste da capital.
Um vídeo feito pelo homem, mostra o momento do resgate dos animais, que estavam um por cima do outro, presos em um cesto de lixo de plástico e trancados em sacos de lixo, onde ficariam sem oxigênio.
“Palhaçada rapa! Que os caras fazem aqui com, um bicho aqui! Nem é um gato é um cachorro”, dizia o homem no vídeo enquanto retirava os animais do cesto.
Ao serem libertados, os dois cachorrinhos aparentavam maus-tratos, com sinais de desnutrição e muito sujos.
Agora os moradores da região procuram informações para identificar os donos dos cachorrinhos que estavam nas sacolas dentro do cesto de roupa. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Amazonas.
Maus tratos a animais é crime
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
Configura abandono de animais negligenciar as necessidades primordiais aos pets dentro de casa como, por exemplo, mantê-lo acorrentado, isolado, sem alimentação adequada, impedindo-os de manifestar comportamentos inerentes à espécie. Somam-se a esse quadro, ainda, más condições de higiene e saúde.