VÍDEO: Dois cachorros são deixados amarrados em sacos plásticos na entrada de um beco no Coroado

Um homem salvou dois cachorrinhos de morreram asfixiados em um saco de plástico na manhã desta quinta-feira (8), em um beco localizado na Rua São Luiz, bairro do Coroado, zona Leste da capital.

Um vídeo feito pelo homem, mostra o momento do resgate dos animais, que estavam um por cima do outro, presos em um cesto de lixo de plástico e trancados em sacos de lixo, onde ficariam sem oxigênio.

“Palhaçada rapa! Que os caras fazem aqui com, um bicho aqui! Nem é um gato é um cachorro”, dizia o homem no vídeo enquanto retirava os animais do cesto.

Ao serem libertados, os dois cachorrinhos aparentavam maus-tratos, com sinais de desnutrição e muito sujos.

Agora os moradores da região procuram informações para identificar os donos dos cachorrinhos que estavam nas sacolas dentro do cesto de roupa. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Amazonas.

Maus tratos a animais é crime

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Configura abandono de animais negligenciar as necessidades primordiais aos pets dentro de casa como, por exemplo, mantê-lo acorrentado, isolado, sem alimentação adequada, impedindo-os de manifestar comportamentos inerentes à espécie. Somam-se a esse quadro, ainda, más condições de higiene e saúde.