Investigado pela Polícia Federal por fraudes em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos de pelo menos R$ 10 milhões da prefeitura de Eirunepé, o prefeito Raylan Barroso de Alencar, agora é visto bebendo durante o expediente com outros secretários e seu motorista.
Um vídeo postado nas redes sociais do próprio prefeito Raylan Alencar, ele aparece com alguns trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras e alguns secretários municipais, onde ele afirma visitar uma obra da prefeitura e por ser um dia quente, ele diz que vai tomar uma “cervejinha” para melhorar o clima.
Raylan entrega as bebidas aos secretários que estão ao seu redor e outros trabalhadores que estão com ele. Nitidamente, algumas pessoas não estavam querendo a bebida e aparecem no vídeo sem graça, aparentemente sendo forçados pelo prefeito em aparecer no seu vídeo.
“Como dizia Marília Mendonça, todo mundo vai beber”, brindando com um de seus secretários.
Em tais circunstâncias, deve ser providenciada a instauração de sindicância, garantindo ao servidor o direito de acompanhá-la e de se defender. O enquadramento da conduta, quando se trata da ingestão eventual da bebida alcoólica no horário de expediente ou em intervalo de almoço interferindo no regular desenvolvimento de suas atribuições, deve coincidir com ofensa à moralidade administrativa (Lei 8.112/90: art. 116, IX), porquanto afastada do padrão comum exigido de cada servidor.
Enquanto Raylan brinca de administrar Eirunepé e fica bebendo em horário de expediente, a população sofre com a falta de medicamentos no hospital da cidade, funcionários da prefeitura reclamam do atraso em seus pagamentos e fornecedores essenciais estão sem receber.
Outros processos
Raylan Alencar já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) que determinou o bloqueio dos bens do prefeito pela contratação sem licitação de shows de cantores nacionais, com cachês altos pagos pela prefeitura de Eirunepé.
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), investiga Raylan por autopromoção em evento público realizado pela prefeitura do município de Eirunepé, com artes publicitárias de um evento do Dia das Mães, ocorrido em 14 de maio deste ano, nas redes sociais, promovendo o nome de Raylan Alencar ao invés da prefeitura de Eirunepé.
“Existe uma escancarada e injustificada promoção pessoal da figura do Prefeito Municipal no material publicitário do evento promovido pelo ente público, uma vez que, como já mencionado, o Sr. Raylan Barroso aparece em destaque em cinco das seis fotografias colacionadas”, diz o documento.
O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) investiga Raylan Barroso de Alencar, por inúmeras obras inacabadas espalhadas por todo o município de Eirunepé, entre elas, duas creches, orçadas em quase R$ 5 milhões inacabadas com recursos do governo Federal.
A lista de obras inacabadas da prefeitura de Eirunepé ainda possui ruas a serem terminadas, escolas, Unidades Básicas de Saúde, quadras, entre outras. O que fica é a impressão de que a gestão do prefeito Raylan Barroso segue sem compromisso com os eirunepeenses e focada apenas em si.
Suspeito de enriquecimento ilícito, Raylan Alencar é suspeito de construir mansões em Eirunepé e em Manaus, enquanto deixa a população de Eirunepé sem qualquer infraestrutura.