Prefeito e ex-prefeito investigados pelo Ministério Público Federal disputam a preferência do eleitorado em Codajás

Infelizmente a cidade de Codajás está entre a cruz e a espada ao ter os dois principais candidatos à prefeitura com grandes problemas da justiça, sendo o atual prefeito Antônio Ferreira dos Santos, o “Tonho Santos”, já ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e o ex-prefeito, Abraham Lincoln Dib Bastos, condenado por improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal (MPF).

Tonho Santos foi cassado em 2021 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), quando o juiz Geildson de Souza Lima, da 7ª Zona Eleitoral, considerou que a chapa praticou abuso de poder econômico, decorrente de corrupção eleitoral e captação ilícita de recursos em razão da distribuição de cestas básicas nas eleições de 2020.

Dr. Abraham Lincoln é réu por dano ao erário, e foi condenado em 2018 por improbidade administrativa no Ministério Público Federal (MPF), no Amazonas após não prestar contas da aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no prazo determinado e deverá ressarcir os cofres públicos em R$ 160,9 mil.

O ex-prefeito Dr. Abraham Lincoln ainda está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por Improbidade Administrativa, pela falta na prestação dos valores devidos à Previdência Social pelas administrações passadas somam o montante de R$ 6.635.626,08 (seis milhões seiscentos e trinta e cinco mil seiscentos e vinte seis reais e oito centavos) e impossibilita o município de firmar novos convênios com o Estado e o governo federal.