
O nome do ex-deputado Bosco Saraiva foi oficializado nesta terça-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU), como Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A indicação do nome de Bosco Saraiva para assumir a Suframa, foi em concensso com a bancada federal do Amazonas em Brasília, que conta com os 3 senadores e os 8 deputados federais eleitos no Estado.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB) esteve em abril no Amazonas para oficializar o convite para Bosco assumir a Suframa.

O superintendente interino Marcelo Souza, anunciou sua saída do posto e a chegada do novo superintendente, veja a nota na íntegra:
“Informo que na data de hoje deixo o posto de Superintendente da Suframa. Assume a Superintendência o Sr. João Bosco da Silva Saraiva.
Nos últimos três meses buscamos dar continuidade aos processos estruturantes da instituição, manter a interlocução política e técnica com o Ministério e com os demais tomadores de serviço da Suframa, bem como valorizar o regionalismo do modelo e seus servidores.
Retorno ao posto de Economista da Autarquia, e, no que for necessário, estarei dando auxílio ao novo Superintendente em sua chegada à instituição.
Desejo ao novo Superintendente uma gestão longa, próspera e de muitos resultados positivos à ZFM.”
Sobre Bosco Saraiva
Bosco Saraiva tem larga experiência na política e já foi vereador por Manaus e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM); foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); foi vice-governador do Estado e também Secretário de Segurança Pública do Amazonas, entre 2017 e 2018. Após isso, foi eleito deputado federal e atual entre 2019 a 2022, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
IDENTIDADE NA ZONA FRANCA DE MANAUS:
O novo Superintendente também já viveu na pele a experiência dentro da zona franca de Manaus como falou para o portal o Abutre.
“Fiz o curso de técnico em eletrônica na Escola Técnica Federal do Amazonas.
Fiz meu estágio de técnico na Semp Toshiba, depôs fui para a Sharp do Brasil e depois para a Gradiente.
Sai em 1989 para ser candidato a deputado estadual em 1990, pelo PMDB” disse.


