Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (14), mostra um professor de história da rede estadual em Santa Catarina, defendendo o nazismo e afirmando que apoiava Adolf Hitler.

No vídeo, um aluno chega a questionar o professor. “O professor chega a apoiar o que ele [Adolf Hitler] fez?”, pergunta o menino.

Sem qualquer pudor o professor disse que “sim, claro”. Após questionar se alguém está filmando, ele continua: “Eu tenho uma admiração por Hitler”.

Em novembro do ano passado, o mesmo professor foi afastado por 60 dias após elogiar o nazismo em um aplicativo de mensagens. Ele afirmou, nas mensagens, que “Hitler foi melhor que Jesus”.

Os casos estão sendo investigados por prática do crime de apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime pelo delegado Juliano Baesso, onde alunos já haviam denunciado o homem pelo mesmo crime.

Nota da SED

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira, 14, começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que existe um processo em andamento. A SED informa também que irá tomar todas as providências dentro da legalidade.