26.3 C
Manaus
sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Bomba! Alberto Neto e Sen. Plínio Valério em toma lá dá cá praticam nepotismo cruzado após nomeação de filha do senador em seu gabinete

O senador Plínio Valério (PSDB) emplacou sua filha, Camila Valério Tomaz Soares no gabinete do deputado federal capitão Alberto Neto (PL). Ambos fazem parte do coro bolsonarista no Congresso Nacional, em Brasília.

Segundo dados do Portal da Transparência, Camila está nomeada como secretária parlamentar com os vencimentos de R$ 9,6 mil brutos para assessorar o deputado. Não fica claro se a assessora de Alberto desempenha suas funções em Brasília ou em seu escritório político em Manaus. Camila já fazia parte do quadro de servidores do gabinete do deputado desde abril de 2021, ano que também recebeu gratificação natalina mais de R$ 5 mil, segundo os registros.

Quando o agente público contrata parentes em detrimento de pessoas qualificadas, é caracterizado nepotismo. Já quando dois agentes públicos contratam parentes um do outro como troca de favores, é configurado o nepotismo cruzado. Conforme o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a prática de nepotismo é considerada imoral, e informou que editou uma Resolução para evitar a prática. A nomeação de parentes para cargos públicos é uma prática reprovável uma vez que substitui a competência profissional pelo apadrinhamento, resultando em prejuízos a toda coletividade, já que a Administração Pública não contará com os melhores profissionais para desempenhar as funções públicas.

No entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a prática de nepotismo viola os princípios da Constituição Federal, atentando contra os princípios da moralidade e da impessoalidade, como consta na Súmula Vinculante nº 13/2008 e no artigo 37 da própria Constituição. Ainda de acordo com o STF, o único modo de haver contratação de parentes por agentes públicos é passando por processo seletivo respeitando o princípio da isonomia.

Nas redes sociais de Camila não há menções ao trabalho desempenhado no gabinete do deputado, mas existem diversas postagens pedindo votos ao seu pai e de quando ele ainda exercia o cargo de vereador de Manaus, atual senador Plínio Valério.

O Laranjeiras News entrou em contato com a assessoria de comunicação do capitão para entender quais foram os critérios e qual seria o local de atuação da servidora, e até a manhã desta terça-feira (14), não houve resposta.

A reportagem também entrou em contato com o senador Plínio Valério e sua filha Camila, também não houve retorno. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Com informações: Laranjeiras News