Veja quem está por Trás, da campanha suicida de Amazonino nas eleições 2022

O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), de 82 anos, já demonstra dificuldades de permanecer na ‘corrida eleitoral’ para o cargo de governador do estado amazonense. Em imagens é possível ver o pré-candidato sendo submetido a ‘grande esforço físico’, ao denotar grande dificuldade de locomoção.

O portal ‘O Abutre’ entrou em contato com profissionais da área da saúde, que foram incisivos e categóricos ao afirmarem que o que estão fazendo com o pré-candidato é desumano. Após o evento realizado na última segunda-feira (04), no Teatro Amazonas, foi possível ver a dificuldade que o ex-governador do Amazonas teve para conseguir se erguer da cadeira, onde assistia a posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Para alguns isso foi a gota d’água que optaram por intervir diretamente no assunto que já fere o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), após a repercussão do caso nas redes sociais vários internautas se mostraram indignados com a situação a qual o ex-governador do estado amazonense foi submetido.

QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSA INSANA ODISSÉIA?

Segundo informações, quatro nomes aparecem no topo da lista, são eles: Humberto Miquilis (ex-deputado federal), cotado inclusive para ser vice-governador de Amazonino Mendes, ainda segundo informações, Humberto é o cérebro por trás da ‘campanha suicida’ como andam descrevendo, uma vez que o ex-deputado cuida de tudo com ‘mãos de ferro’ e já bateu o martelo ao afirmar que não aceitar um cargo, que não seja o de vice-governador.

Outro destacado membro da campanha e ávido por poder, é o jovem e ex-secretário de Amazonino, Denílson, que é responsável pelos ensaios e roteiros do pré-candidato em frente às câmeras. Denílson funciona como uma espécie de ‘assessor especial’ e tramita em cima de uma suposta promessa de se tornar novamente secretário de uma das pastas do ex-governador, ainda segundo informações todos fazem vista grossa ao se tratar da saúde de Amazonino Mendes, e esquecem-se que o ex-governador já não possui a mesma disposição de outrora.

Destaca-se também, Armando Mendes, filho do ex-governador Amazonino Mendes, segundo informações ele seria a chefia da capital, ele seria o homem articulado com contatos políticos e empresários, além de cuidar dos problemas de percurso desta campanha mortal, na qual Amazonino está sendo colocado.

E por último e não menos importante, temos Paulo Castro, ele que foi o ex-secretário de comunicação da gestão de Amazonino. Segundo informações, ele seria o marketeiro central de toda essa campanha. Vale ressaltar que Paulo é diretor da Rádio Mix, empresa ligada à família Mendes.

Seriam esses quatro, os generais à frente da campanha suicida na qual o ex-governador está sendo submetido. Pleitear o cargo de governador aos 82 anos não está sendo fácil para Amazonino Mendes, uma vez que precisa encontrar forças para sobreviver à esta corrida eleitoral.

O QUE DIZ O ESTATUTO DO IDOSO?

O art. 26 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) garante às pessoas com mais de 60 anos o ato de exercer uma atividade profissional, mas desde que isso ocorra em um ambiente de trabalho saudável e seguro, com “especial atenção às suas condições físicas, intelectuais e psíquicas para o desenvolvimento do trabalho produtivo”.

Pelo estatuto, em seu artigo 4º, está previsto que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão.

Privar idosos de itens e cuidados essenciais pode incidir na prisão. O estatuto prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção, e multa.