CPI da covid quebra sigilo de advogado de Bolsonaro e de deputado Ricardo Barros

Brasil- Foi decidido pela CPI da covid, a quebra do sigilo de Frederick Wassef que é advogado do então presidente da República Jair Messias Bolsonaro, o fato se deu após se observado que Wassef tem investimentos comerciais com investigados na CPI.

Também teve o sigilo quebrado o líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros, passou passou ser Investigado por suposto envolvimento nas irregularidades da vacina Covaxin.

Ao todo, foram 187 requerimentos de quebra de sigilo, porém não foram divulgados para não interferir nas investigações.

Vale ressaltar que também será Investigado pela CPI que tem como presidente o senador Omar Aziz, sites de notícias que disseminaram fake News sobre a pandemia, prestando um desservico a população.

A comissão quebrou o sigilo bancário e fiscal de responsáveis por sites bolsonaristas que divulgaram informações falsas sobre a pandemia e fizeram ataques à democracia.

Vale lembrar, que vários sites fizeram campanhas pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso. Na lista, está o blogueiro Allan dos Santos, alvo de dois inquéritos no STF.

O presidente da CPI, Omar Aziz, do PSD, disse que não se pode confundir a atuação desses blogs, que difundem fake news e atos antidemocráticos, com o trabalho da imprensa.

“Nós não estamos aqui perseguindo ninguém da imprensa, não, nem queremos isso. O senhor não vê nenhum jornal, nenhuma televisão brasileira, hoje, defender invadir o Supremo Tribunal Federal. O senhor não vê, senador Girão, alguém pedir para invadir o Congresso Nacional. Esses sites são financiados por alguém, e por alguém que não quer a democracia. É nosso papel, como senadores da República. Fora a quantidade de vidas que se perderam por eles mentirem. São tão ousadas as coisas que você fica espantado em ver. É essa quebra de sigilo que vai levar a gente a saber quem está financiando esses atos antidemocráticos. Democracia de me criticar, sim, pode me criticar à vontade, como pode criticar o senhor. Democracia é isso, divergência, sim, mas você pegar um site financiado para pedir o fechamento do Supremo Tribunal Federal, pedir o fechamento do Congresso Nacional porque não aprova isso ou não aprova aquilo, isso é a gente ser passivo, e a gente não pode passar para a história, num momento tão importante que o Brasil vive de lágrimas, de choro, de sofrimento, sem fazer o seu nosso papel”, disse Aziz.