Manaus – O secretário executivo adjunto de inteligência do Amazonas (SEAI), delegado Samir Freire, foi preso, na manhã desta sexta-feira (9), em operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Federal.
O delegado, junto com policiais, estaria envolvido no desvio de um carregamento de 600 quilos de ouro. A prisão faz parte da operação “Garimpo Urbano”, que cumpre mandados de prisão e busca e apreensão nos estados do Amazonas e Pará.
Ao todo, são cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão por equipes operacionais da Polícia Federal e do GAECO.
Segundo a PF e Gaeco, “os agentes públicos ligados a órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), estariam envolvidos na subtração de ouro, mediante graves ameaças dirigidas aos transportadores do minério”.
A operação apura o monitoramento e abordagem das vítimas mediante uso de estrutura, pessoal e de expertise da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI).