Manaus – A operação “Aliquam”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), nesta terça-feira (06), em Manacapuru e na capital, tem como alvo, uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes pela internet.
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais de prisão, busca e apreensão a partir de investigações da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC) e Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil do Amazonas.
De forma integrada, equipes da Polícia Civil e Polícia Militar estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã de hoje na busca dos alvos, a maioria em Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus. São seis mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Em Manaus, o alvo fica no bairro Gilberto Mestrinho, na zona norte da capital amazonense.
O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, e a Delegada-Geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, e o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Negreiros, estão em Manacapuru acompanhando os trabalhos das equipes policiais em campo.
De acordo com investigações da DERCC, os alvos integravam uma quadrilha que aplicava golpes pela Internet a partir de contas de laranjas. Pessoas de baixa renda eram aliciadas para o esquema e abriam contas para onde os recursos eram transferidos com a promessa de receber comissões. O nome “Aliquam” significa laranja em latim e batiza a operação.