27.3 C
Manaus
domingo, 1 de fevereiro de 2026

Pássaros silvestres são apreendidos em cativeiro na zona sul

Manaus – Uma ação policial foi deflagrada na última desta sexta-feira (18) e resultou na detenção de um homem que não teve o nome revelado pela polícia. O caso foi apresentado na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).  

Por meio de uma denúncia anônima os policiais militares do Batalhão Ambiental chegaram até um cativeiro no Japiim, zona Sul de Manaus, onde 15 pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro.

Conforme o tenente Pompilio Henrique do Batalhão Ambiental,  a denúncia informava que no local haviam várias espécies de pássaros silvestres sem nenhuma licença ambiental.

Chegamos no local indicado e confirmamos a situação indicada. Diante disso apreendemos todos os pássaros e encaminhamos o dono da residência para à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), onde tudo será devidamente investigado. São 15 espécies ao todo, como japiim, trinca-ferro e curió“, salientou o tenente.

Aos policiais, o homem afirmou que não revendia os pássaros e que os mantinha em cativeiro por gostar dos animais.

O titular da Dema, delegado Herbert Lopes, explicou que o suspeito vai responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por possuir animais silvestres sem a licença ambiental.