25.3 C
Manaus
sábado, 17 de janeiro de 2026

Clima tenso: Ameaças de membros do CV continuam e população teme mais uma noite violenta em Manaus

Os vídeos e mensagens de ameaças da facção criminosa Comando Vermelho (CV) continuam a circular pelas redes sociais e aplicativos. Nas mensagens, supostamente disparadas pelos criminosos, eles prometem mais uma noite de terror na capital amazonense. Os atos de vandalismo e violência são motivos por conta da morte do membro da facção, Erick Batista Costa, o Dadinho, morto no último sábado (5), após trocar tiros com policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.

Em uma mensagem, que circula nas redes sociais e aplicativos, e não se sabe se é verídica, os membros do CV mandaram um recado para a população. “Devido à morte do mano Dadinho, vai ave (sic) grande matança hj (sic), pra todos respeitarem o crime. Vai sai (sic) alguns carros em toda a Manaus, quem pego (sic) na rua e bares vai ser executado. O recado tá dado. A Rocam matou um conselheiro do CV. O CV tá de luto”, diz trecho da mensagem.

Diversas ocorrências estão sendo registradas em vários pontos da cidade. Já houve incêndio em uma agência do Bradesco, na rua Amazonas, na Compensa, Zona Oeste da cidade. Outro incêndio em um distrito de obras no mesmo bairro também foi registrado. Além disso, uma escavadeira da prefeitura e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram incendiadas.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, mostra o momento em que os criminosos ateiam fogo na agência do Bradesco. No mesmo vídeo, eles xingam o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates com uma série de palavrões. Em outro vídeo, os criminosos aparecem dentro de um carro com armas de fogo circulando pela cidade. (Veja vídeos no final da matéria)

A polícia informou que os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, dentre eles Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores. Também foram registrados incêndios nos municípios de Parintins e Careiro Castanho.

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o policiamento está sendo reforçado para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado. Um comitê de crise foi criado para apurar as denúncias de ônibus incendiados e depredação de prédios, e a cúpula da segurança estadual continua traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer.

Confira vídeos: