25.3 C
Manaus
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Carnailha 2026: Pantera Cor de Rosa é Rubro Negro vencem Carnaval em Parintins

O maior carnaval do norte do Brasil, o Carnailha, tem seus campeões anunciados: Pantera Cor de Rosa é campeão do Grupo Irreverente e Rubro Negro venceu no Grupo Especial. A apuração das notas aconteceu na tarde desta quarta-feira de cinzas, 18, no Circuito Carnailha 2026, em mais um momento de festa.

Representantes, diretorias e torcedores acompanharam o anúncio das notas dada pela comissão organizadora e julgadora do Carnailha. Todas foram lidas uma a uma, aumentando a tensão e a emoção dos foliões e membros dos blocos. A leitura das notas foi transmitida ao vivo pela Rádio Clube e redes sociais da Prefeitura de Parintins.

*Diversidade campeã*

O enredo “Gabi Guarani: guerreira da diversidade” do bloco Pantera Cor de Rosa alcançou as maiores notas na avaliação dos jurados com 120 pontos. A temática falou sobre diversidade em uma homenagem à dançarina LGBTQIAPN+, Gabi Guarani. Irreverência, alegria e um desfile que animou a avenida e a arquibancada consagraram o título ao bloco.

Três blocos empataram na segunda colocação com 119,4 pontos. No sorteio dos quesitos de desempate e o resultado ficou: Os Belezuras em segundo lugar, Chitara da Chapada na terceira posição e Os Piratas em quarto. Lagarto Salgado (119,2), Invasão na Folia (119,1) e As Tiazinhas (119) completam a lista.

“Não temos como segurar quanto a emoção e o Bloco Pantera Cor de Rosa foi isso. Foi emoção, foi uma coisa assim surreal. Eu, enquanto presidente mulher, tenho meu coletivo de mulheres que estiveram trabalhando incansavelmente comigo. Então, assim, não duvidem da força de uma mulher. Nós somos detalhistas, nós somos aquelas que briga, que vai pra cima, pega de chata. Mas, é isso, nós tínhamos um propósito”, conta emocionada a presidente do Pantera, Vanessa Aguiar.

Rubro Negro Bicampeão

O grupo Especial também registrou empate entre dois blocos, Rubro Negro e Unidos do Itaúna (199,6 pontos). No critério de desempate (sorteio: Comissão de Frente), o Rubro Negro obteve maior nota e conquistou o bi bicampeonato. “A satisfação é muito grande. A gente é bicampeão do Carnailha. Os jurados entenderam que nós viemos com a melhor proposta. Então, merecidamente, o Rubro Negro, graças a Deus, nós fomos campeões porque a gente merecia”, declarou o presidente, Jailson Rodrigues.

O enredo “Guerra na Mundurukânia: Mura x Munduruku” mostrou o conflito entre os dois povos indígenas, uma das maiores disputas na Amazônia colonial. A proposta temática teve como base o livro do historiador Max Baraúna.

Unidos do Itaúna ficou com o vice-campeonato, seguido de Fax (199,4), Bad Boy (199,3), Os Metralhas (198,8) e Império dos Palmares (198).

O presidente da Comissão Julgadora, Rafael Assayag, fez uma avaliação positiva do evento e classificou como o melhor Carnailha já realizado. “Graças a Deus a gente fecha o Carnailha muito satisfeito com o resultado. A questão da segurança também, que é um fator primordial. Fechamos o Carnailha também sem nenhuma intercorrência grave. Todos os direitos estavam guardados dos foliões. Vamos guardar mais esse episódio aqui no nosso coração como, possivelmente, o melhor Carnailha de todos os tempos”, finalizou.

O Carnailha, evento carnavalesco promovido pela Prefeitura de Parintins, aconteceu nos dias 15, 16 e 17 (Carnaboi) de fevereiro no Circuito Carnailha e reuniu mais de 40 mil pessoas nos três dias de festa.

Texto Eldiney Alcântara – SECOM
Foto: SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Parintins (SECOM/Parintins)