30.3 C
Manaus
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Mateus Assayag abre primeiro mutirão oftalmológico de 2026 e beneficia 100 pacientes em Parintins

Ação da Prefeitura realiza cirurgias de catarata e pterígio, amplia o acesso à saúde especializada e reforça a meta de reduzir filas no município

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, realizou a abertura oficial do primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas de 2026, beneficiando 100 pacientes, sendo 50 cirurgias de catarata e 50 de pterígio, numa parceria da Prefeitura de Parintins com a Cohen Oftalmologia.

A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 05, Secretaria Municipal de Saúde com a presença da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, dos vereadores Fábio Cardoso e Adson Príncipe, além de pacientes e convidados.

Durante o evento, o prefeito Mateus Assayag destacou que o mutirão vai além da realização de procedimentos médicos e representa um investimento direto na qualidade de vida da população. Segundo ele, este é o 15º mutirão de cirurgias do mandato e o segundo realizado apenas em 2026.

“São 100 parintinenses que vão passar pelo procedimento para melhorar não apenas a visão, mas a vida e a qualidade de vida de toda a família. Melhorar a saúde é melhorar a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Mateus Assayag também ressaltou que a meta da gestão é alcançar, ao longo de 2026, cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos, realizados no Hospital Jofre Cohen, reforçando os investimentos em estrutura, equipamentos e qualificação das equipes de saúde, com foco em um atendimento cada vez mais humanizado.

Entre os pacientes atendidos, o sentimento predominante foi de gratidão e esperança. Francisco Augusto, que será submetido à cirurgia nos próximos dias, destacou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade que a gente não pode perder. Eu me sinto muito feliz de estar participando dessa jornada e, se Deus quiser, vou voltar a enxergar 100%”, afirmou.

O aposentado Raul Corrêa ressaltou o impacto do mutirão para a população que aguardava pelo procedimento. “É só gratidão a Deus e à equipe médica por dar essa oportunidade aos parintinenses. A gente volta a enxergar melhor e isso muda tudo. Agradeço também ao prefeito e à gestão por esse trabalho feito de coração”, disse.

O mutirão oftalmológico integra o calendário de ações da Prefeitura de Parintins para 2026 e reafirma o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso a cirurgias especializadas, a humanização do atendimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves reforçou o compromisso da gestão com a ampliação do acesso à saúde especializada e destacou que os mutirões seguem como política permanente da administração municipal para reduzir filas e garantir mais dignidade aos pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, ressaltou que este é o primeiro mutirão oftalmológico da administração em 2026 e enfatizou o impacto direto da ação. “Serão 100 pacientes e 100 famílias beneficiadas. Investir em oftalmologia é investir em qualidade de vida, e é isso que estamos levando à população de Parintins”, destacou.