30.3 C
Manaus
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

“Agora está sendo tudo mais rápido”, relata paciente atendida pelo programa Opera+ Amazonas

Nova fase do programa passa a funcionar como estratégia permanente para reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas

Após garantir o maior volume de cirurgias da história do Amazonas, com mais de 336 mil realizadas em 2025, o Governo do Estado, por meio do programa Opera+ Amazonas, segue reduzindo o tempo de espera para cirurgias eletivas e otimizando a assistência a pacientes em todo estado. Nesta quarta-feira (04/02), o governador Wilson Lima apresentou a nova fase do programa, que passa a funcionar como estratégia permanente da rede estadual de saúde.

“Na prática, o tempo de espera menor significa melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares. Quando a cirurgia acontece de forma mais célere, evita que esse paciente tenha outras complicações. E vamos continuar com o nosso Opera+ Amazonas também no interior, onde tiver necessidade, vamos fazer”, destacou o governador Wilson Lima.

A autônoma Doralice Cardoso, de 41 anos, é uma das pacientes atendidas pelo Opera Amazonas. Ela, que passa pela fase final dos procedimentos pré-cirúrgicos, comprova a eficiência e a qualidade do atendimento no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus.

“É importantíssimo para todo ser humano, que necessita e precisa. Então está sendo muito bom para todos, e está sendo rápido agora, graças a esse mutirão. Está sendo ótimo para todo mundo. Tem muita gente que estava na espera e agora está sendo tudo mais rápido e é muito bom. Facilitou muito a vida da gente”

Com as intensificações que passam a ser incorporadas à rotina das unidades de saúde, o Opera+ Amazonas ampliará a oferta de cirurgias eletivas e reduzirá o tempo de espera dos pacientes para, em média, de 30 dias. Aliado a essa ampliação, está o uso de tecnologia, por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, que realiza apoio à convocação organizada de pacientes.

Assistência no interior

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o interior do Amazonas segue dentro do planejamento estratégico, tendo em vista as particularidades de cada município. Ainda segundo a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além dos mutirões, a descentralização das ações também é realizada como política permanente.

“Em 2025, o interior do estado também teve um resultado muito positivo no número de cirurgias eletivas realizadas. As cirurgias que o interior ainda não consegue realizar também estão no planejamento para utilizar toda capacidade instalada na capital”, declarou a secretária de Estado.

Natural de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), a estudante Bruna Layce Bentes, de 32 anos, passará em breve por uma cirurgia de vesícula. Mesmo morando na capital, a paciente conhece a realidade de quem também foi beneficiado pelo Opera+ Amazonas no interior do estado.

“Para todo mundo é muito importante, facilitou bastante. Com esse mutirão, consegui marcar minha cirurgia. Foi um alívio porque a crise que a gente passa é muito ruim, e graças a Deus, consegui a cirurgia bem mais rápido. No interior, eu tenho parentes que realizam muitas cirurgias e fazem muitas coisas, justamente por esses mutirões que chegam lá”, relatou.

Criado em 2021, o Opera+ registrou, em 2025, 336.816 cirurgias realizadas. Além disso, com o aumento da oferta de cirurgias eletivas, o Estado registrou queda de 60,2 % nas filas para cirurgias gerais, entre julho de 2025 e janeiro de 2026. Os procedimentos agora são realizados em prazos mais curtos: até 40 dias para hérnia e vesícula, até 30 dias para cirurgias ginecológicas e varizes, e até 7 dias para catarata.