
Iniciativa garante regularização e inclusão dos agricultores familiares em programas governamentais
A Prefeitura de Parintins intensifica os atendimentos da equipe do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado na Rua Pedro Gonçalves, no Centro. Desde o dia 6 de janeiro, a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) realizou a emissão de 44 documentos, que são essenciais para a vida de homens e mulheres do campo.
A ação itinerante, realizada em parceria com a Associação de Desenvolvimento Agrário e Comunitário da Gleba de Vila Amazônia (Acoagva), será concluída na sexta-feira, dia 16 de janeiro. O secretário de Produção Rural, Tião Teixeira, afirma que o CAF é um serviço público que confere legitimidade às atividades agrícolas, tendo sido expandido pelo prefeito Mateus Assayag e pela vice-prefeita Vanessa Gonçalves em 2026.
Para tornar-se um órgão emissor do documento, a Prefeitura de Parintins aderiu ao Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em março de 2025, passando a operar a plataforma atualizada 3.0. O presidente da Acoagva, Jeferson Rosas, ressalta que o documento possibilita ao homem e a mulher do campo acesso a diversas políticas públicas.
O CAF viabiliza ao produtor linhas de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), direito à aposentadoria e participação em compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “É uma grande parceria e somos gratos ao apoio do prefeito Mateus Assayag”, reconhece Jeferson.


