
Por: Redação
Manaus- A Operação Caminhos Seguros, realizada durante 30 dias pelo Governo do Amazonas, resultou na prisão de 139 pessoas e no resgate de 108 crianças e adolescentes em situação de exploração sexual ou vulnerabilidade. A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) com apoio de diversos órgãos da rede de proteção à infância.
Além das prisões, quatro adolescentes foram apreendidos por suspeita de envolvimento em crimes sexuais. A operação teve atuação em todos os 62 municípios do estado, incluindo áreas do interior, o que, segundo o delegado-geral Bruno Fraga, foi essencial para o alcance dos resultados.
Durante a operação, também foram realizadas fiscalizações em motéis, pousadas, embarcações e locais públicos com foco em crimes contra menores. Mais de 900 servidores atuaram nas ações.
As atividades preventivas também foram destaque. Foram promovidas mais de 330 palestras e 150 ações de panfletagem, atingindo diretamente cerca de 40 mil pessoas e impactando mais de meio milhão por meio das redes sociais. Escolas e comunidades foram o foco do trabalho educativo, que contou com programas como o Proerd e o Formando Cidadãos.
Segundo a delegada Juliana Tuma, da Depca, a sensibilização nas escolas foi fundamental para fortalecer a proteção. Já a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforçou a importância da informação como ferramenta de defesa das crianças e adolescentes.


